sábado, 29 de setembro de 2007

Geofísica - Massas de ar e frentes



Massas de ar: é uma parte expessa e de extensão, que apresenta características próprias de pressão, temperatura e umidade, determinadas pela região na qual se originam. Devido às diferenças de pressão, as massas de ar que compõem a atmosfera, estão em constante movimento.

Frentes: são zonas de transição entre duas massas de ar com temperaturas e densidades diferentes. Estendem-se na horizontal e na vertical, intersectando a superfície da Terra. Existem alguns tipos de frentes, são elas:

--Frente fria: é a borda dianteira de uma massa de ar frio, em movimento ou estacionária.

--Frente quente: é a parte dianteira de uma massa de ar quente em movimento.
O ar frio é relativamente denso e o ar quente tende a dominá-lo, produzindo uma larga faixa de nuvens e uma chuva fraca e persistente e às vezes nevoeiro esparso.

--Frente oclusa: é uma zona de transição onde uma frente fria, movendo-se mais depressa, ultrapassa (e obstrui) uma frente quente, fazendo elevar-se todo o ar quente. A chuva contínua característica das frentes quentes é seguida imediatamente pelos aguaceiros associados às frentes frias.

--Frente estacionária: é uma fronteira entre ar quente e ar frio que resulta quando uma frente fria ou quente deixa de se mover. Quando ela volta a se mover, volta a ser fria ou quente. Normalmente há uma mudança de temperatura ou de direção de vento que se nota de um lado para o outro.

Nenhum comentário: