sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Geofísica - Rochas e seus tipos

Rochas e seus tipos: é um agregado natural composto de minerais ou de um mineral, que pode, inclusive, conter vidro. Abaixo seguem os tipos de rocha existentes:
-- Ígneas: Também conhecidas como rochas magmáticas, são formadas a partir do resfriamento do magma. Podem ser de dois tipos: Extrusivas, ou Vulcânicas, cujo resfriamento ocorreu na superfície, como o basalto; Intrusivas, ou Plutônicas, são formadas dentro da crosta por meio de um processo lento de resfriamento, como o granito.

-- Sedimentares (imagem ao lado) : São rochas formadas através do acúmulo de detritos, que podem ser orgânicos ou gerados por outras rochas. Existem três tipos: Detríticas, que formam-se a partir de fragmentos de outras rochas, como o arenito ou folhelho; Químicas, formadas a partir de transformações de certos materiais em contato com a água ou outro tipo de substância, como o sal gema ou as estalactites; Orgânicas, que são formadas por meio da acumulação e soterramento de matéria orgânica, como o calcário.

-- Metamórficas: São formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas ou sedimentares, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão, como o mármore.

Nenhum comentário: